-
Arquitetos: a+ samueldelmas
- Área: 2800 m²
-
Fotografias:Julien Lanoo, a+ samueldelmas
Descrição enviada pela equipe de projeto. As comunidades rurais desejam cuidar de seus profissionais da saúde, os animando a permanecer no local e oferecendo atrativos ambientes de trabalho.
O projeto reinterpreta a paisagem regional de Nozay, para se inserir adequadamente no lugar chamado "Les Terrasses de la Chesnaie". O projeto está conectado física e visualmente ao centro da cidade, encontrada mais abaixo. Sua implantação utiliza o declive existente, mediante a colocação do estacionamento sob o espaço de escritórios para liberar ainda mais a paisagem.
O projeto se integra ao meio ambiente por sua topografia e materialidade. O telhado é inspirado diretamente nos telhados de duas águas das casas de campo dos arredores. A pedra azul de Nozay é reinterpretada e adaptada ao projeto. Esta cobre o embasamento do edifício e se converte no pavimento do espaço público em forma de finas lâminas de ardósia.
O edifício é um monólito de zinco. A materialidade da cobertura se estende para a fachada. Seguindo um foco bioclimático, a arquitetura é limpa e compacta. A paisagem é contrastada pelos limites difusos do edifício, que é delineado pela estrutura da fachada e o sistema de proteção solar vertical. Em outras palavras, o projeto combina o meio ambiente natural e mineral de Nozay.
Tanto as unidades de saúde como o escritório são organizados ao redor de um pátio. As aberturas esculpidas no monólito, na forma de um pórtico de alumínio anodizado, asseguram uma perspectiva visual em todas as direções. Situado no extremo da circulação, estes pórticos facilitam a orientação no espaço.